segunda-feira, 28 de março de 2011

APRESENTAÇÃO

O nome Miastenia Gravis (Myasthenia gravis) vem do grego e do latim e significa “grave fraqueza muscular” é uma doença auto-imune, neuromuscular, é  crônica, mas hoje a taxa de mortalidade com tratamento não passa de 2%.

A Miastenia Gravis é assim chamada por se tratar de astenia, cansaço, de origem muscular, caracterizada por fadigabilidade anormal de músculos voluntários (estriados esqueléticos), músculos como vasos sanguíneo, cardíaco, víseras e do útero não são afetados. É reconhecida atualmente como uma das formas mais bem definidas de doença auto-imune.

É caracterizada por ter flutuações da fraqueza que pode variar no decorrer do dia, horas e até minutos, sendo mais comum no final do dia e podendo apresentar melhora com o repouso até mesmo diurno.

Os sintomas da Miastenia podem ser desencadeados após esforço físico, que pode ser extremo ou simplesmente subir escadas ou rampas íngremes, período menstrual, gripes, fatores emocional, nervoso, exposição ao calor.

A Miastenia não é infecto contagiosa, ou hereditária (embora haja casos familiares), não é degenerativa.  É uma doença auto-imune isto é, ocorre uma falha do sistema de defesa do organismo. Esta falha faz com que o organismo do paciente ataque a própria musculatura alterando o seu funcionamento.

Pesquisas apontam que a primeira descrição da Miastenia Gravis surgiu há cerca de 300 anos, sendo definida como transtorno psiquiátrico

Um comentário: