segunda-feira, 28 de março de 2011

SINTOMAS

No começo os sintomas não são tão acentuados, aparecem e desaparecem no transcorrer do dia, o que dificulta o diagnostico precoce e a confunde com outras patologias, a fraqueza pode aparecer em qualquer músculo do corpo, geralmente numa forma um pouco branda no começo. Na sua grande maioria os primeiro sintomas são:

Ptose palpebral: a queda de uma ou das duas pálpebras juntas ou alternadamente
Diplopia: visão dupla
Disfonia: voz anasalada dificuldade em pronunciar as palavras.
Disfagia: dificuldade para mastigar e engolir, dificuldade em sorrir o que acarreta na perda da expressão facial. A fadigabilidade atinge também pernas, braços, mãos, músculo extensores do pescoço sendo assim difícil sustentar o peso da cabeça.
(Dispnéia):quando acomete também o aparelho respiratorio, podendo chegar a parada respiratória.

Fraqueza generalizada ocorre em aproximadamente 85 por cento dos casos 

O quadro mais comum da miastenia gravis generalizada inclui fraqueza com fadiga, anormalidades do movimento ocular (40 a 50%), distúrbios bulbares (por exemplo, dificuldade para engolir, em 20%), fraqueza nas extremidades (30%) e fraqueza de flexão do pescoço.

A fraqueza da Miastenia não é simétrica, ficando um lado mais fraco que o outro. A intensidade dos sintomas varia de caso pra caso. Em alguns pacientes aparecem só alguns sintomas, em outros sintomas gerais, sendo assim, classicamente a Miastenia tem duas formas clínicas de se apresentar, quando os sintomas são gerais chamamos de forma generalizada, quando atinge só o olho caracterizada por ptose e oftalmoparesia isoladas, chamamos de forma ocular. Os músculos extra-oculares são particularmente sensíveis às alterações da junção neuromuscular que ocorrem na miastenia gravis, as quais podem provocar, a já citada oftalmoplegia e ptose palpebral, poupando a pupila e a acomodação. Quando atinge o aparelho respiratório causando uma dispnéia importante, que pode provocar uma parada respiratória, dizemos que o paciente esta em crise miastenica, e nesses casos é necessário o internamento em UTI, para respiração  assistida. A intensidade da fraqueza generalizada varia muito, podendo chegar a uma crise paralítica, onde o paciente não consegue se movimentar, ou mesmo levantar-se ou manter-se de pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário