segunda-feira, 28 de março de 2011

O QUE É PLASMAFERESE

Método utilizado para eliminar os anticorpos produzidos pelas doenças autoimunes como o Lúpus, Miastenia Gravis, Síndrome de Lambert-Eaton, Guillain-Barré e outras, se assemelha à diálise, remove-se o plasma do paciente através de um separador celular que centrifuga o sangue ou o faz passar por uma membrana com poros ultrafinos, pelos quais somente o plasma pode passar.

O plasma do paciente após sua separação é descartado e é substituído por outros líquidos. Durante a plasmaferese o paciente recebe anticoagulante e fica deitado ou sentado em poltrona reclinada. O procedimento leva várias horas e pode ser repetido até cinco vezes por semana. 

Utiliza-se cateter venoso em um membro superior e inferior, são necessários dois acessos venosos simultâneos assimétricos, por exemplo no braço esquerdo e na perna direita, por um acesso sai o sangue do paciente e por outro retornam suas células sanguíneas com o líquido substituto do plasma, reserva-se um membro superior para maior conforto e liberdade.

Este processo pode causar hipotensão arterial causando tonturas, turvação visual, perda momentânea da visão, calafrios, suores ou cãimbras abdominais. Esse incomodo pode ser minimizado abaixando-se a cabeça do paciente, elevando-se suas pernas e administrando mais líquidos (soro fisiológico).

Outra ocorrência pode ser o sangramento devido ao uso concomitante de anticoagulante durante a plasmaferese, mas o mais grave é a reação anafilática (alérgica) aos componentes do líquido substituto ou ao agente utilizado na esterilização do equipamento, trata-se de emergência médica, inicia-se geralmente por avermelhamento e coceira na pele, é necessário parar o procedimento imediatamente e instituir tratamento apropriado. Para evitar essa reação deve-se administrar um antialérgico antes da plasmaferese.

Toda a medicação utilizada pelo paciente deve ser ajustada pelo seu médico, pois a plasmaferese reduz o nível sérico (no plasma) de várias drogas.
A imunidade do paciente diminui após a plasmaferese, mas volta ao normal em alguns dias, deve-se evitar o contato com pessoas portadoras de infecções.

Essas informações não são completas, visam somente instruir o paciente em alguns pontos mais importantes, devendo o paciente consultar seu neurologista periodicamente e ler a bula dos medicamentos que toma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário